Reumatismo não é só doença de idosos! Muitas pessoas se enganam ao pensar que os pequenos não podem ser afetados por doenças reumáticas.
Crianças e adolescentes, por exemplo, podem ser afetados pela febre reumática, Ela ocorre entre 7 a 15 dias após uma enfermidade infecciosa na garganda mal curada, e é provocada pelas bactérias que colonizam e promoveram a infecção na garganta ou a escarlatina streptococus beta-hemolítico do grupo A de Lnacefield).
Na realidade é uma doença inflamatória de caráter autoimune, e, num determinado grupo de crianças com alterações no sistema imunológicos advindos por herança genética.
Apesar de mais comum em crianças acima de 5 anos e adolescentes, a febre reumática pode ocorrer em qualquer idade, mas é necessário predisposição genética, por isso, apenas cerca de 3% daqueles que tiveram infecções na garganta poderão apresentar a manifestação clínica.
Mas porque isso acontece com os pequenos?
Durante a resposta imunológica à infecção bacteriana, são produzidos anticorpos que reagem contra as articulações e válvulas cardíacas. Por isso, a febre reumática pode afetar o coração, articulações, pele e cérebro.
Além da febre reumática, a artrite idiopática (de origem desconhecida) juvenil também afeta as crianças e adolescentes, de 0 a 16 anos. Tem propriedades de origem autoimune, o próprio organismo gera as reações que provocam a doença. Os principais sintomas são inchaço e dor nas articulações e rigidez matina, que podem variar conforme o tipo específico da artrite:
Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular: atinge 5 ou mais articulações,
Artrite Idiopática Juvenil Oligoarticular: atinge 4 ou menos articulações,
Artrite Idiopática Juvenil Sistêmica: atinge todo o organismo, não apenas as articulações,
Artrite psoriásica juvenil: artrite associada a psoríase,
Artrite relacionada com entesite: atinge a região em que tendões se unem aos ossos e pode comprometer a coluna.
Não devemos imaginar que ela acomete somente as articulações, por exemplo, Artrite Idiopática Oligoarticular pode deflagrar uma inflamação no olho – chamada ufeíte – que, se não tratada, pode levar à cegueira.
A prevalência da Artrite Idiopática Juvenil é de 1 em cada 1.000 crianças.
Apesar de não colocar a vida em risco, na imensa maioria dos casos, sem tratamento adequado, a doença pode causar complicações para a vida da criança, por não conseguir realizar as atividades normais do dia a dia, tipicamente a crise inflamatória dura ao redor de 6 semanas numa articulação.
A precocidade do diagnóstico e o tratamento adequado, a remissão ocorre em, aproximadamente, 70% dos casos, ou seja, tornar-se-ão adultos sem grandes problemas (não é cura, ela continua lá, só que, figurativamente, é como se estivesse dormindo).
Para os demais 30%, mantendo os cuidados necessários, viverão com qualidade.
E então, mais alguma dúvida? Se tiver, pode deixar aqui nos comentários que vamos adorar conversar com vocês!
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da farmácia de manipulação!
Conheça também o Reumatop – nosso premiado produto indicado para o tratamento do reumatismo.