Todos nós sabemos que hábitos de higiene ajudam a prevenir doenças. Tomar banho diariamente, escovar os dentes, lavar as mãos, higienizar os alimentos antes do consumo são hábitos simples que já fazemos todos os dias para nos mantermos saudáveis.
Em épocas de epidemia fica ainda mais evidente a importância de ter bons hábitos de higiene para manter a saúde. No entanto, os cuidados com a higiene não devem ser levados em consideração apenas em épocas de doenças, mas sim o tempo todo.
Higiene pessoal
Um hábito que adquirimos recentemente por conta da epidemia do coronavírus foi o uso do álcool em gel, o uso desse produto para assepsia das mãos é muito importante para quem está fora de casa, tendo ou não o surto de alguma doença.
Na rua, tocamos em dinheiro, barras de metais, em maçanetas de portas, em outras pessoas, etc, e nem sempre temos acesso à água e sabão para lavagem, por isso, é interessante termos sempre um frasquinho de álcool em gel para essa higiene rápida.
Outro hábito que adquirimos nesse período é o uso de máscaras para evitar o contágio da doença, esse é um cuidado que pode se estender para além da epidemia de coronavírus, é interessante usarmos máscara sempre que estivermos apresentando algum sintoma de gripe ou resfriado, para não passarmos doenças para as outras pessoas.
Usar o braço para bloquear as gotículas ao tossir e espirrar é higiênico e também educado. Isso evita que o espirro ou tosse disperse vírus e bactérias pelo ar.
Além disso, as roupas e calçados que usamos no dia e os nossos cabelos também podem armazenar microorganismos, por isso é importante sempre mantê-los limpos.
Higiene do ambiente
A higiene não se resume somente em higiene pessoal,que são os cuidados que você tem consigo mesmo, mas também cuidados com as pessoas ao seu redor, mantendo um ambiente limpo e saudável.
Ao longo de todo ano, vemos campanhas conscientizando sobre a importância de manter o quintal de sua casa limpo para combater a dengue. Objetos largados no quintal podem acumular água e facilitar a proliferação do vetor transmissor da doença.
Manter a casa livre de poeira e mofo também ajuda a combater doenças respiratórias, como rinite, asma, bronquite e alergias.
Viu quantas doenças podemos prevenir apenas adotando bons hábitos de higiene?
Segundo os especialistas na área de saúde, a higiene garante qualidade de vida e deve ser introduzida na vida das pessoas desde cedo, de preferência quando criancinhas, pois assim, será mantido por toda a vida.
E então, quer saber algo mais sobre produtos para ajudar na higiene do dia a dia? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que vamos adorar conversar com vocês!
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da farmácia de manipulação!