Como você bem deve saber, estamos enfrentando uma terrível pandemia causada por um novo vírus letal, o novo coronavírus ou Covid-19, que começou na China e se espalhou pelo mundo rapidamente, deixando milhares de mortos e obrigando os países a fecharem as portas de suas escolas, comércios, indústrias e locais turísticos.
As estatísticas mostram que o vírus é mais letal em pacientes com mais de 60 anos, por isso existe a necessidade de isolamento dessas pessoas.
Isso acontece, pois o sistema imunológico das pessoas mais idosas é mais fraco, o que torna mais difícil, para o organismo, a resposta imune diante de um agente patógeno.
Logo, nos idosos, as doenças se espalham com mais rapidez, podendo levar o indivíduo à morte.
Mas os jovens não estão fora de perigo!
Nem todo jovem tem o sistema imunológico forte o suficiente, e aqui não estamos falando de pessoas que já são portadoras de alguma outra doença ou que fazem uso de drogas imunossupressoras.
A imunidade depende também de vários fatores relacionados ao estilo de vida da pessoa, mesmo sem nenhuma doença instalada.
Neste post vamos listar alguns hábitos e alguns alimentos que ajudam na imunidade, mantendo as doenças bem longe!
Começaremos com os hábitos:
Durma bem: sono de má qualidade afeta o sistema imunológico, pois diminuem a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade.
Pratique exercícios físicos: a atividade física está associada com o aumento do número de linfócitos, que são células de defesa, protegem nosso organismo de vírus, bactérias e células cancerígenas.
Hidrate-se: a ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo. Além disso, os vírus têm mais dificuldade de se multiplicar em organismos hidratados do que em organismos desidratados.
Evite o estresse: o estresse impede o sistema imunológico de funcionar corretamente.
Agora, falando um pouco de alimentação, para melhorar a imunidade é de extrema importância o consumo de todas as vitaminas e minerais básicos para o bom funcionamento das células e também dos glóbulos brancos presentes em nosso organismo que ajudam na defesa.
Por exemplo, as frutas cítricas, brócolis, couve e pimentão são ricos em vitamina C, antioxidante que aumentam a resistência do organismo. Os vegetais escuros como espinafre e também a couve e o brócolis são ricos em ácido fólico que auxilia na produção de glóbulos brancos. Carnes, cereais integrais, castanhas e leguminosas são ricas em zinco que também um nutriente que auxilia no sistema imunológico.
Além desses alimentos, outros que contém o complexo B, selênio e licopeno também devem fazer parte da dieta.
Um nutriente muito falado no meio científico para combater doenças – entre elas câncer, parkinson e visores – são os flavonóides. Esses flavonóides antioxidantes estão presente em alimentos como a maçã, pimentão, cebola e alcaparras.
Com a vida corrida que levamos hoje em dia, nem sempre é possível se alimentar de forma adequada, no entanto, existe hoje no mercado alguns suplementos que podem auxiliar na manutenção da saúde.
Suplementos de vitamina C, pool lactobacilos, complexo B e suplementos à base de flavonóides como é o Arbofim são exemplos de produtos que podem ajudar.
Não descuide da saúde nesse momento, tenha bons hábitos, alimente-se bem e siga as recomendações das autoridades competentes para se proteger do coronavírus.
Ainda esta com dúvidas? A equipe da Salus Farma esta à disposição para lhe ajudar no que for preciso. Entre em contato conosco!
Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da Farmácia de Manipulação!