Muito se fala sobre a ingestão de alimentos probióticos para manter a saúde do corpo, manter a flora intestinal equilibrada e aumentar a imunidade.
Mas o que são os probióticos?
Os probióticos são bactérias benéficas que vivem no nosso intestino, elas compõem a nossa flora intestinal ou microbiota.
Essas bactérias desempenham inúmeras funções no nosso corpo, como ajudar na digestão de certos alimentos, na produção de algumas vitaminas e controlam a presença de outras bactérias nocivas.
Essas bactérias também conhecidas como lactobacilos, têm nome e sobrenome, entre os mais importantes estão:
Lactobacillus acidophilus que é um anti-inflamatório;
Lactobacillus rhamnosus que combate alergias e intolerância alimentar;
Lactobacillus casei que é um antialérgico;
Lactobacillus thermophilus que também é um antialérgico e contribui para aumentar a imunidade.
Os probióticos podem ser encontrados em alguns alimentos, recomenda-se a ingestão de ao menos um deles ao dia. Entre eles estão: iogurte, kombuchá, kefir, picles, azeitonas curadas, coalhada, shoyu e vinagre de maçã.
Os probióticos podem também ser suplementados, as opções manipuladas são excelentes pedidas, pois a fórmula pode ser montada de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Na Salus Farma, reunimos, em uma fórmula especial, os melhores probióticos no nosso Pool de Lactobacilos, essa formulação é feita, na verdade, com paraprobióticos, que são um grupo de probióticos de microorganismos inativados. Conhecidos como MAMP´s que significa padrões moleculares associados a microrganismos.
Os Bio-MAMPs são fragmentos ativos na forma de lisados proteicos, obtidos de cepas probióticas com elevadas concentrações de unidades formadoras de colônias (UFC), que receberam tratamento térmico-tecnológico específico para viabilidade da liberação de fragmentos ativos. Nesse processo as cepas são “mortas” e, desta maneira, os fragmentos dos probióticos são capazes de ativar o sistema imunológico do hospedeiro (LEMMA).
Fala-se muito, também, sobre os prebióticos, que são parte dos alimentos que ingerimos que não são digeridas, como as fibras, e que servem de alimento para as bactérias do bem no nosso intestino. Consumir esses alimentos é importante para manutenção da microbiota intestinal.
Quando a microbiota está desequilibrada, ou seja, há mais bactérias nocivas do que bactérias benéficas, acontece o que chamamos de disbiose. A disbiose reduz a capacidade de absorção de nutrientes pelo intestino e causa carência de vitaminas. O tratamento para disbiose é feito com reeducação alimentar e uso de probióticos.
Os sintomas da disbiose são náuseas, gases, queda de cabelo, unhas fracas, dores de cabeça, candidíase, inchaço abdominal e prisão de ventre ou diarréia.
Se você estiver sentindo alguns desses sintomas, procure ajuda profissional de médico e nutricionista para ajustes na sua alimentação e suplementação.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos a acompanhe-nos nas redes sociais Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da Farmácia de Manipulação!