Manchas na pele estão entre as queixas mais frequentes nos consultórios de dermatologia e centros de estética, na farmácia de manipulação não é diferente, a procura por produto clareador de pele é muito grande por aqui também.
Esses problemas afetam, principalmente, mulheres em idade fértil ou durante a gravidez em áreas do corpo que acumulam mais melanina. Essas marcas são mais incômodas no rosto, mas podem aparecer também em outras áreas e causar incômodo estético.
O tipo e origem das manchas variam muito, somente um profissional habilitado pode fazer essa avaliação. Elas podem ser melasma, sardas ou hiperpigmentação pós-inflamatória e podem ter origem na exposição ao sol, nos hormônios, etc.
Já falamos aqui no blog, que a melhor forma de prevenir é usando regularmente o protetor solar, mesmo em dias nublados. O uso de produtos coadjuvantes na rotina também ajuda, como vitamina C e protetor solar oral.
Mas quando o problema já está instalado, as manchas já estão presentes na pele, faz-se necessário intervenção de tratamentos para minimizar esse problema.
Entre os ativos dermocosméticos disponíveis no mercado, os mais utilizados para clareamento da pele são:
Ácido kójico: despigmentante natural que inibe a produção de melanina e também impede a proliferação de fungos e bactérias. Indicado para peles sensíveis.
Ácido tranexâmico: também age inibindo a produção de melanina, é usado para clareamento de melasma, marcas de acne e manchas de sol.
Ácido retinóico: age profundamente na pele e aumenta a produção de colágeno, é ótimo clareador, mas só pode ser adquirido mediante apresentação de receita médica.
Hidroquinona: este é um ativo despigmentante de alta eficiência, que exige muita CAUTELA! Pode causar irritação, descamação e ainda possui o temido “efeito rebote”, ou seja, as manchas voltam com o uso prolongado, e ainda podem ficar piores.
Com os avanços da área estética, já temos disponíveis, também, várias opções de tratamento feitos em consultórios de profissionais da área estética como peelings químicos, laser CO2, fototerapia entre outros.
É indispensável que, seja qual tratamento você escolha, tenha sempre acompanhamento de um profissional da área de estética. Este profissional vai te orientar sobre o melhor procedimento e o melhor produto clareador para seu tipo de pele, bem como os cuidados pós-procedimento (home care).
Não inicie nenhum tratamento sem a devida orientação! Do contrário, você poderá piorar seu problema. Também não aproveite receita médica de outra pessoa, o melhor clareador para sua amiga, não será necessariamente o melhor para você, cada pele é única.
Muito cuidado, também, com soluções caseiras encontradas na internet do tipo que usa limão, água oxigenada, iogurte, bicarbonato de sódio… não faça isso com sua pele! Além de ineficiente, pode causar danos mais sérios como queimaduras.
Os cuidados com a pele devem fazer parte da sua rotina, todos os dias! Limpeza, hidratação e proteção são as etapas essenciais que devem ser seguidas para prevenção de manchas e envelhecimento precoce e manutenção de uma pele bonita e saudável.
Você tem alguma dúvida sobre cuidados com a pele que gostaria que a equipe da Salus Farma respondesse? Deixe aqui nos comentários!
Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da Farmácia de Manipulação!