Sarampo – o que eu preciso saber?

Sarampo – o que eu preciso saber?

Na última semana vimos nos noticiários que a primeira morte por sarampo foi confirmada no estado de São Paulo, só na capital, mais de 2 mil casos foram registrados da doença.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença.

O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Os sintomas do sarampo se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

Não há um tratamento específico para o sarampo. A maioria dos doentes se recupera em duas ou três semanas, mas entre 5% e 20% das pessoas com sarampo morrem, normalmente por causa de complicações graves, como diarreia, desidratação, encefalite (inflamação no cérebro) ou infecções respiratórias.  

O sarampo era uma doença considerada erradicada no Brasil. No passado, campanhas de vacinação em larga escala diminuíram drasticamente o número de casos e mortes. Contudo, a diminuição da cobertura vacinal da tríplice viral no país nos últimos anos, pode ser a responsável por permitir a volta da doença este ano, pois, como já dito, o vírus do sarampo é altamente contagioso, e para prevenir que novos surtos aconteçam, é preciso que 95% da população esteja imunizada.


Que a vacina contra o sarampo é a melhor forma de prevenção da doença, não há dúvida! Mas será que todo mundo pode ser vacinado? Existe alguma restrição?

Sim. A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas, que façam uso de medicamentos imunossupressores (como corticoides, quimioterápicos, …) ou que sejam portadores de determinadas patologias autoimunes.

Se tiver dúvida, recorra sempre ao profissional de saúde de sua confiança, médico ou farmacêuticos, dentre outros, que são habilitados para lhe esclarecer.

Faço uso do Reumatop da Salus Farma, posso tomar a vacina contra o sarampo?

Se você faz segue o tratamento direitinho e não faz uso de corticoides, você pode sim (e deve!) tomar a vacina do sarampo 😉

Fonte: www.msf.org.br

E então, mais alguma dúvida? Se tiver, pode deixar aqui nos comentários que vamos adorar conversar com vocês!

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da farmácia de manipulação!