A estética das unhas é algo importante para muita gente, principalmente para as mulheres. Essa é uma preocupação que movimenta o mercado da beleza.
Unhas em gel ou fibras, unhas autoadesivas, unhas decoradas, esmalte fortalecedor e suplementos para fortalecimento e embelezamento das unhas são os produtos mais procurados pelas mulheres.
Os homens também não ficam de fora, unhas cortadas e limpas diz muito sobre o asseio e a saúde deles também.
No entanto, não é só de beleza vivem as unhas, precisamos dar atenção à saúde delas também, ou todo investimento em estética será em vão na presença de alguma doença.
Uma das doenças que mais recebemos queixas aqui na Salus Farma é de infecções nas unhas causadas por fungos, a chamada onicomicose ou micose de unha.
As micoses de unha podem acometer 3 em cada 10 pessoas, e essa estatística piora um pouco quando analisamos o grupo de pessoas com mais de 60 anos ou o grupo de indivíduos diabéticos. Nesses grupos pode chegar até 5 em cada 10 pessoas.
Esse tipo de micose pode aparecer tanto nas unhas dos pés quanto nas unhas das mãos, ma é mais frequente nos pés, pois o ambiente abafado e úmido devido ao uso de sapatos fechados é ideal para proliferação do fungo.
Esses fungos se alimentam de queratina, que é a proteína que forma a maior parte das unhas. Logo, as unhas começam a ficar com aspecto áspero ou ondulado, amarelado e pode começar a engrossar e deformar. Em alguns casos pode ocasionar dor ou coceira.
O que causa a onicomicose, e como podemos nos proteger dela?
Como dito anteriormente, as onicomicoses são causadas por fungos que gostam de ambientes úmidos e abafados, esses fungos pode ser adquiridos no ambiente mesmo, principalmente em banheiros, piscinas, vestiários, entre outros locais com alta umidade.
Embora pouco comum, as onicomicoses também podem ser contagiosas, transmitidas de uma pessoa para outra através de calçados ou utensílios de manicure compartilhados.
Contudo, o contato com o fungo por si só não costuma ser o suficiente para a infecção. Geralmente é necessário que haja uma lesão entre a unha e a pele para que o fungo possa penetrar. Por isso há um consenso entre os profissionais dermatologistas sobre os riscos de tirar a cutícula, principalmente para as meninas que gostam das unhas feitas com as cutículas bem fundinhas.
Se você está sofrendo com esse inconveniente e não sabe mais como proceder, vale a pena dar uma lida nas dicas que daremos a seguir para ajudar no seu tratamento.
Primeiramente, se você está desconfiada que está com alguma micose na unha, procure um profissional habilitado para dar uma olhada, esse profissional poderá dar um diagnóstico mais adequado.
Geralmente, o produto mais indicado e mais eficaz para tratamento de onicomicoses é a solução de fluconazol. Aplicada diretamente sobre as unhas para matar os fungos.
Em alguns casos, pode ser necessário introduzir uma medicação oral para potencializar o tratamento, ficando a critério do médico avaliar a necessidade..
Até aqui tudo tranquilo, os produtos são eficazes, baratos e fáceis de encontrar… mas o que muita gente não sabe, é que esse tratamento é muito longo, pode durar de 6 meses a 1 ano para exterminar por completo o fungo. Mas o que vemos muito, é o paciente, depois de um mês de uso, perceber que o produto não fez o efeito desejado e abandonar o tratamento, sendo acometido por uma nova infecção.
Resumindo, a segunda dica para tratar micose de unha é siga o tratamento à risca, e faça isso durante todo o período ideal para extermínio completo do fungo. Tenha paciência!
A terceira dica é sobre os cuidados estéticos das unhas: ao ir à manicure, NÃO compartilhe os utensílios como lixas e cortadores com outras pessoas. EVITE tirar a cutícula e esmaltar as unhas.
JAMAIS aplique unhas postiças, de qualquer tipo, sobre a unha infectada. O fungo vai adorar o ambiente abafado pela unha artificial.
Com essas dicas, temos certeza que seu tratamento será eficaz, e que logo suas unhas estarão saudáveis novamente.
Você tem alguma dúvida sobre micoses que gostaria que a equipe da Salus Farma respondesse? Deixe aqui nos comentários!
Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Facebook e o nosso Instagram para ficar por dentro de tudo que rola no fantástico mundo da Farmácia de Manipulação!